sábado, 20 de fevereiro de 2010

Uma Pitada de Fé

Não sou cozinheiro mas gosto de fazer “fondue” de queijo e, assim, descobri a importância dos temperos. Sal a gosto, uma pitada de pimenta do reino e outra de noz moscada ralada. Uma pitada de tempero pode fazer uma enorme diferença entre uma comida gostosa, outra aceitável e uma outra intragável. A nossa vida também precisa de tempero e uma pitada de fé pode resultar numa melhora radical.

Fé e crença adquirem diferentes gradações. A declaração de um repórter na televisão que amanhã irá chover pode alterar nossa programação para o dia dependendo da nossa crença, ou confiança que depositamos nesta afirmação. Nos preparamos para levar um guarda-chuva, ou cancelamos uma manhã na praia. No entanto, se não chover não ficamos tão surpresos, sabemos que a previsão do tempo está sujeita a muitos erros. Outras crenças são certezas absolutas. Nós não temos nenhuma dúvida, que “amanhã será um novo dia!” Estas crenças estão mais arraigadas, mais profundas, no nosso ser (inconsciente). Elas determinam nossos resultados na vida.

Será que temos plena consciência das nossas convicções, das nossas crenças profundas? Muitas delas nos passam desapercebidas e, por isso, somos incapazes de alterar nossos resultados. Culpamos nossa falta de sorte, nossa falta de tempo, a ausência de talento, ou os outros. E perdemos a oportunidade de aprender e alterar o curso da nossa vida. Na realidade, nem sempre precisamos conhecer os detalhes das nossas convicções pessoais para alterar os futuros acontecimentos. Algumas perguntas simples são suficientes para avaliarmos o impacto das nossas decisões. “E se eu pudesse ..., eu trabalhasse ..., eu construísse ...” Basta completarmos a frase com as alternativas possíveis, prováveis ou improváveis, considerarmos os resultados, e tomarmos a decisão que o nosso coração aconselha.

Existem, entretanto, algumas crenças fundamentais. Elas estão relacionadas com alguém, ou algo, e dão um propósito para a nossa vida. Elas determinam nossa visão pessoal e do mundo. Considero três crenças fundamentais para a minha vida. Não posso afirmar que elas sejam igualmente essenciais para todos, mas podem fazer uma diferença fantástica na sua vida.

Acredito na minha capacidade de trabalhar, de aprender e de descobrir novas oportunidades. Cada dia procuro aumentar esta minha crença que transformou minha vida num processo de aprendizado contínuo. Preciso estar aberto para aprender com os outros, pois toda e qualquer pessoa pode me ensinar alguma coisa nova. Esta crença trabalha minha autoconfiança.

Procuro crer nas pessoas que me cercam, me auxiliam, ou participam da minha equipe de trabalho. Muitas vezes fiquei decepcionado pois não era correspondido mas, com vergonha, descobri que eu mesmo já decepcionei tantos outros, inclusive pessoas que eu amo. Eu era, e ainda sou um aprendiz na arte de viver. Esta crença aumenta minha confiança nas pessoas e me permite delegar tarefas.

Finalmente, creio em um Deus todo poderoso e sempre pronto para nos escutar de maneira muito pessoal. Nos momentos difíceis, aprendi a confiar neste Deus. Esta é uma crença muito pessoal e profunda. Impossível de explicar de maneira lógica. Não sei se você acredita em Deus, mas ... e se Ele realmente existir?

“Se tiverdes fé como um grão de mostarda ... Nada vos será impossível.(Mt 17:20)”  Um grão de mostarda, um semente minúscula que serve como tempero. Uma pitada de fé na nossa vida.
RJ, 5/fev/2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário