segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Logos, ergon e trope

Logos, transliteração do grego que significa "palavra", "discurso". Um dos temas permanentes da minha vida, pois me reporta ao primeiro versículo do Evangelho de João. O Verbo, a Ação de Deus presente desde o princípio de todas as coisas e da própria vida. A capacidade criadora que já existia quando tudo era caos. No princípio era o Verbo (Logos) , e o Verbo (Logos) estava com Deus, e o Verbo (Logos) era Deus. (Jo 1: 1)

A palavra dá início à ação, ao trabalho, ou a uma obra (ergon). Na física, a energia (en+ergon) produz trabalho mecânico, elétrico, ou (bio)químico. Na termodinâmica, está presente na primeira lei, a energia é conservada. No cotidiano está presente em tudo que se move e transforma. Tudo que sofre mudança de direção (trope) e cria estados distintos. Este processo de transformação causa desordem, mas não o caos. Está também presente na termodinâmica como a segunda lei, a entropia (en+trope) do universo é conservada para um processo reversível, ou aumenta para um processo irreversível. Uma conversa para um outro momento.

As três palavras, logos, ergon e trope, estão presentes ao longo da minha vida. Nem sempre nesta ordenação tão apropriada, mas sempre me transformando e me preparando para os desafios, alguns novos, outros antigos, outros ainda certamente desconhecidos. Espero que, você leitor, conhecido ou desconhecido, relegue meus erros e imprecisões, ou me informe para que os corrija, mas aproveite meus devaneios como provocações para sua própria vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário