domingo, 30 de maio de 2010

Pássaros e Poemas

No último domingo, 23 de maio, o jornal O Globo publicou uma notícia sobre as aves que vivem no ecosistema onde está a UFRJ, a Ilha do Fundão. Por trás dessa notícia está um grande amigo, Alfredo Heleno de Oliveira, conhecedor profundo das aves brasileiras e seus cantos e das plantas. Vale a pena conferir a notícia e as excelentes fotos de pássaros.

Alfredo Heleno despertou meu interesse pelos pássaros. Gosto de caminhar e, quando posso, caminho observando os habitantes terrestres e alados. O poema "A Dança" nasceu da observação de um pequeno pássaro que brincava com as ondas numa praia em João Pessoa. Infelizmente estava sem a máquina fotográfica. Só restou a memória.


A dança

Dois saltos para lá,
um salto para cá.
Marco meu compasso
com a espuma do mar.
Com alegria festejo
o nascer do dia.
Meu tempo segue a cadência
das ondas deste belo mar,
que molham a areia
onde me ponho a saltar.
Quando aperta o ritmo
e a maré ameaça me levar,
abro minhas asas e vôo
para longe deste incrível mar.

RJ, 26/04/2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário